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5 dicas para o seu restaurante vender no Instagram


O Instagram é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, seja para compartilhar conteúdos de humor, notícias e fofocas, mas a unanimidade é: o insta é um ótimo lugar para falar de food. E esse é um bom motivo para você levar o seu negócio para a plataforma! Listamos 5 maneiras de aumentar as vendas do seu restaurante pela rede social.

1- Foco no Reels

O Reels é, atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas na plataforma e de maior alcance também! Nela, você pode gravar vídeos de até 30 segundos, com a câmera do seu celular, na hora ou resgatar da galeria. Além disso o Reels possui diversas as funcionalidades, sendo possível editar seus vídeos adicionando músicas, filtros coloridos e textos. Experimente produzir conteúdos de receitas, itens populares do menu ou apresentando sua equipe.



2- Adicione pedidos online ao seu perfil

Configure um botão de pedido de comida no seu perfil do Instagram para enviar os pedidos diretamente ao seu ponto de venda.

Para configurar o botão de “Pedir Refeição” na sua conta, você deve:

  1. Abrir o seu perfil do instagram e tocar em Editar perfil;

  2. Em Informações Comerciais Públicas, toque em “Botões de Ação”;

  3. Em Selecione um botão, escolha “Pedir refeição”;

  4. Escolha um parceiro para os pedidos de comida da sua empresa. Se você ainda não configurou seus pedidos com um parceiro, siga as instruções no site dele;

  5. Adicione o site do parceiro e toque em concluído.

Pronto! Agora você pode adicionar a figurinha interativa nos seus stories e incentivar seus clientes a compartilhá-la para alcançar mais pessoas.


3- Compartilhe novamente vídeos e fotos de clientes e comentários

Existem várias formas de repostar fotos e vídeos no Instagram. Uma função nativa da rede social permite que os usuários compartilhem publicações direto no Stories — desde que sejam contas públicas — em formato de adesivo. Também é possível utilizar apps terceiros, como o Repost for Instagram e o Story Saver for Instagram, que republicam imagens e vídeos de outros perfis na timeline. Independentemente da forma, o importante é incentivar os clientes a compartilharem sobre seu restaurante e repostar os melhores em sua conta. Isso faz com que seu público sinta-se valorizado e ainda pode render novos seguidores.


4- Atualize os destaques do seu story

Use os destaques para compartilhar categorias de menu, recursos especiais semanais da equipe, posts de clientes e muito mais.

Para criar um destaque no Instagram, siga os passos:

  1. Faça login nos Instagram e toque no “+”, localizado no canto superior direito do seu perfil;

  2. Toque em “Destaque dos Stories”;

  3. Todos os seus Stories (antigos ou das últimas 24 horas) aparecerão na tela. Clique sobre aquele(s) que você deseja inserir em um mesmo destaque;

  4. Toque em “Avançar”;

  5. Escolha nome e imagem para a capa do destaque;

  6. Toque em “Adicionar” ou “Concluir”;

Pronto, seu destaque foi criado e você pode adicionar até 100 stories nele. Você consegue editá-los a qualquer momento, basta manter o dedo pressionado onde deseja realizar as alterações. Em seguida, toque em “Editar destaque” para mudar a capa, alterar nome e, em “Selecionados”, apagar stories que haviam sido adicionados. Depois, é só clicar em “Concluir”.


5- Venda produtos em sua própria plataforma de delivery



Uma plataforma de delivery próprio vai te ajudar a vender mais e mais sem pagar comissões a plataformas de marketplaces como Ifood, Rappi, etc.


Além disso permite


- controle de programas de fidelidade de seus clientes.

- Envio de campanhas para toda a base

- Integração com plataforma de entrega

- E muito mais.


Quer saber mais sobre como adquirir uma plataforma de delivery e mais recursos sobre esse produto? Fale conosco no botão abaixo.



Confirme a sua qualificação

Seu restaurante precisa:

  1. Estar localizado em um mercado disponível;

  2. Ter um produto qualificado;

  3. Estar em conformidade com o acordo de vendedor e as políticas comerciais da plataforma;

  4. Ter um domínio de site no qual você pretende vender.

Ao cumprir todos os requisitos, a sua empresa estará qualificada e poderá configurar o recurso compras no instagram

Migre para o perfil comercial no Instagram

Para converter o perfil pessoal para perfil comercial no Instagram siga estas etapas:

  1. Acesse as configurações do seu perfil no Instagram;

  2. Toque em “Conta” e em “Mudar para conta profissional”;

  3. Escolha a opção que melhor descreve você (ex.: “Restaurante”);

  4. Selecione a categoria que descreve melhor o que você faz;

  5. Escolha as opções de exibição do perfil.

Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta a se tornar pública e seu perfil comercial no Instagram será criado com sucesso.

Vincule a sua conta do Instagram à sua página do Facebook

Siga estas etapas:

  1. Acesse o perfil da sua empresa no Instagram;

  2. Selecione “Editar Perfil”;

  3. Sob a seção “Informações comerciais públicas”, selecione “Página”;

  4. Escolha a página do Facebook que deseja conectar;

  5. Caso você não tenha uma página no Facebook, selecione “Criar uma nova Página no Facebook”.

Carregue o seu catálogo de produtos

O recurso “Loja IG” é desenvolvido com o seu catálogo de produtos. Há duas maneiras de conectar um catálogo de produtos à sua conta comercial do Instagram, são elas:

  • Gerenciador de catálogos: é o método para fazer essa conexão por conta própria, localizado no Gerenciador de Negócios do Facebook;

Faça a análise da conta

Depois de conectar um catálogo à sua conta do Instagram e cadastrar produtos, siga as etapas para enviar sua conta para análise. Normalmente, as análises de conta levam em média 3 a 5 dias.

  1. Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque no ícone de três barrinhas;

  2. Selecione “Configurações”;

  3. Cadastre-se para o recurso “Compras”;

  4. Siga as etapas para enviar sua conta para análise;

  5. A qualquer momento, acesse Compras nas Configurações para verificar o status.

Algumas empresas podem ser notificadas de que informações adicionais são necessárias para provar a propriedade do domínio do site.

Se você receber essa notificação, siga as etapas para concluir o processo de verificação de domínio para enviar sua conta para análise.

Habilite o modo compras no perfil do Instagram

Depois que sua conta for aprovada, você poderá ativar o recurso “Compras”.

Caso você não encontre a opção “Compras” em “Configurações”, sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada.

  1. Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque de três barrinhas;

  2. Selecione “Configurações”;

  3. Toque em “Empresas” e em “Compras”;

  4. Selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta;

  5. Selecione “Concluir”.

Marque os seus produtos na loja do Instagram

Agora que você já criou sua marca, basta criar um post com a foto do produto e escolher a opção “Marcar produtos”.

A opção de marcação aparece em lugares diferentes:

  1. Feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas;

  2. Story: a marcação de produtos fica dentro da aba de Stickers.

Segundo a Toast, plataforma especializada em restaurantes, 69% dos restaurantes estão usando o Instagram, por isso, utilize a rede como sua aliada e mostre o que seu restaurante pode oferecer para os clientes. Ponha em prática os insights desse texto e boas vendas!




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