
O Instagram é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, seja para compartilhar conteúdos de humor, notícias e fofocas, mas a unanimidade é: o insta é um ótimo lugar para falar de food. E esse é um bom motivo para você levar o seu negócio para a plataforma! Listamos 5 maneiras de aumentar as vendas do seu restaurante pela rede social.
1- Foco no Reels
O Reels é, atualmente, uma das ferramentas mais utilizadas na plataforma e de maior alcance também! Nela, você pode gravar vídeos de até 30 segundos, com a câmera do seu celular, na hora ou resgatar da galeria. Além disso o Reels possui diversas as funcionalidades, sendo possível editar seus vídeos adicionando músicas, filtros coloridos e textos. Experimente produzir conteúdos de receitas, itens populares do menu ou apresentando sua equipe.

2- Adicione pedidos online ao seu perfil
Configure um botão de pedido de comida no seu perfil do Instagram para enviar os pedidos diretamente ao seu ponto de venda.
Para configurar o botão de “Pedir Refeição” na sua conta, você deve:
Abrir o seu perfil do instagram e tocar em Editar perfil;
Em Informações Comerciais Públicas, toque em “Botões de Ação”;
Em Selecione um botão, escolha “Pedir refeição”;
Escolha um parceiro para os pedidos de comida da sua empresa. Se você ainda não configurou seus pedidos com um parceiro, siga as instruções no site dele;
Adicione o site do parceiro e toque em concluído.
Pronto! Agora você pode adicionar a figurinha interativa nos seus stories e incentivar seus clientes a compartilhá-la para alcançar mais pessoas.
3- Compartilhe novamente vídeos e fotos de clientes e comentários
Existem várias formas de repostar fotos e vídeos no Instagram. Uma função nativa da rede social permite que os usuários compartilhem publicações direto no Stories — desde que sejam contas públicas — em formato de adesivo. Também é possível utilizar apps terceiros, como o Repost for Instagram e o Story Saver for Instagram, que republicam imagens e vídeos de outros perfis na timeline. Independentemente da forma, o importante é incentivar os clientes a compartilharem sobre seu restaurante e repostar os melhores em sua conta. Isso faz com que seu público sinta-se valorizado e ainda pode render novos seguidores.
4- Atualize os destaques do seu story
Use os destaques para compartilhar categorias de menu, recursos especiais semanais da equipe, posts de clientes e muito mais.
Para criar um destaque no Instagram, siga os passos:
Faça login nos Instagram e toque no “+”, localizado no canto superior direito do seu perfil;
Toque em “Destaque dos Stories”;
Todos os seus Stories (antigos ou das últimas 24 horas) aparecerão na tela. Clique sobre aquele(s) que você deseja inserir em um mesmo destaque;
Toque em “Avançar”;
Escolha nome e imagem para a capa do destaque;
Toque em “Adicionar” ou “Concluir”;
Pronto, seu destaque foi criado e você pode adicionar até 100 stories nele. Você consegue editá-los a qualquer momento, basta manter o dedo pressionado onde deseja realizar as alterações. Em seguida, toque em “Editar destaque” para mudar a capa, alterar nome e, em “Selecionados”, apagar stories que haviam sido adicionados. Depois, é só clicar em “Concluir”.
5- Venda produtos em sua própria plataforma de delivery

Uma plataforma de delivery próprio vai te ajudar a vender mais e mais sem pagar comissões a plataformas de marketplaces como Ifood, Rappi, etc.
Além disso permite
- controle de programas de fidelidade de seus clientes.
- Envio de campanhas para toda a base
- Integração com plataforma de entrega
- E muito mais.
Quer saber mais sobre como adquirir uma plataforma de delivery e mais recursos sobre esse produto? Fale conosco no botão abaixo.
Confirme a sua qualificação
Seu restaurante precisa:
Estar localizado em um mercado disponível;
Ter um produto qualificado;
Estar em conformidade com o acordo de vendedor e as políticas comerciais da plataforma;
Ter um domínio de site no qual você pretende vender.
Ao cumprir todos os requisitos, a sua empresa estará qualificada e poderá configurar o recurso compras no instagram
Migre para o perfil comercial no Instagram
Para converter o perfil pessoal para perfil comercial no Instagram siga estas etapas:
Acesse as configurações do seu perfil no Instagram;
Toque em “Conta” e em “Mudar para conta profissional”;
Escolha a opção que melhor descreve você (ex.: “Restaurante”);
Selecione a categoria que descreve melhor o que você faz;
Escolha as opções de exibição do perfil.
Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta a se tornar pública e seu perfil comercial no Instagram será criado com sucesso.
Vincule a sua conta do Instagram à sua página do Facebook
Siga estas etapas:
Acesse o perfil da sua empresa no Instagram;
Selecione “Editar Perfil”;
Sob a seção “Informações comerciais públicas”, selecione “Página”;
Escolha a página do Facebook que deseja conectar;
Caso você não tenha uma página no Facebook, selecione “Criar uma nova Página no Facebook”.
Carregue o seu catálogo de produtos
O recurso “Loja IG” é desenvolvido com o seu catálogo de produtos. Há duas maneiras de conectar um catálogo de produtos à sua conta comercial do Instagram, são elas:
Gerenciador de catálogos: é o método para fazer essa conexão por conta própria, localizado no Gerenciador de Negócios do Facebook;
Faça a análise da conta
Depois de conectar um catálogo à sua conta do Instagram e cadastrar produtos, siga as etapas para enviar sua conta para análise. Normalmente, as análises de conta levam em média 3 a 5 dias.
Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque no ícone de três barrinhas;
Selecione “Configurações”;
Cadastre-se para o recurso “Compras”;
Siga as etapas para enviar sua conta para análise;
A qualquer momento, acesse Compras nas Configurações para verificar o status.
Algumas empresas podem ser notificadas de que informações adicionais são necessárias para provar a propriedade do domínio do site.
Se você receber essa notificação, siga as etapas para concluir o processo de verificação de domínio para enviar sua conta para análise.
Habilite o modo compras no perfil do Instagram
Depois que sua conta for aprovada, você poderá ativar o recurso “Compras”.
Caso você não encontre a opção “Compras” em “Configurações”, sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada.
Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque de três barrinhas;
Selecione “Configurações”;
Toque em “Empresas” e em “Compras”;
Selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta;
Selecione “Concluir”.
Marque os seus produtos na loja do Instagram
Agora que você já criou sua marca, basta criar um post com a foto do produto e escolher a opção “Marcar produtos”.
A opção de marcação aparece em lugares diferentes:
Feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas;
Story: a marcação de produtos fica dentro da aba de Stickers.
Segundo a Toast, plataforma especializada em restaurantes, 69% dos restaurantes estão usando o Instagram, por isso, utilize a rede como sua aliada e mostre o que seu restaurante pode oferecer para os clientes. Ponha em prática os insights desse texto e boas vendas!
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