top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo MX Automação

Benefícios de usar comandas eletrônicas em food services.


Operações de food service estão sempre se reinventando para criar novos modelos, onde haja mais eficiência para melhor atender seu público e aumentar os lucros, afinal esse é o objetivo de qualquer empresário. Recentemente, modelos como as cloud kitchens (operação 100% online) e operações enxutas se tornaram tendência pelo foco em custos, uma vez que a economia global, em forte inflação e leve desaceleração, pressiona e espreme os lucros operacionais, tornando os custos o inimigo número um a ser combatido.

Além dos supracitados, outro modelo, já conhecido do público, vem ganhando força também por sua característica de organizar a operação com facilidade, reduzir custos e oferecer uma melhor experiência de consumo aos clientes: a operação comanda.

Mas por que as comandas eletrônicas ajudam food services a conquistar melhores resultados? É isso que vamos te contar neste breve artigo. Vem com a gente!

Melhor experiência para o consumidor e maior ticket médio

Ao introduzir as comandas eletrônicas, os estabelecimentos possibilitam que o cliente consuma tudo o que deseja livremente para somente, no final, pagar a conta. Quais os ganhos disso? O primeiro ponto é que, quando em grupo, o cliente já tem seu consumo isolado do restante das pessoas. É sempre uma dor de cabeça tremenda quando não há divisão na pré-conta, não é mesmo? Quem nunca ficou um tempão fazendo contas e mais contas em grupo para chegar num consenso de quanto cada um deve pagar?

O segundo ponto é que o cliente tem liberdade para consumir, podendo optar por mais produtos a qualquer momento, subindo assim o ticket médio da operação. Isso costuma acontecer principalmente em operações com produtos em gôndolas, como no caso de restaurantes por quilo, padarias e restaurantes de estrada, onde há o estímulo para compras adicionais a todo momento até o consumidor chegar ao caixa.



Mas as vantagens das comandas eletrônicas em restaurantes não para por aqui. E, quando potencializadas pelo uso de novas tecnologias, se tornam ainda mais interessantes aos estabelecimentos.


Operação mais fluida e mais vendas para o seu negócio

Casando as comandas eletrônicas com outras soluções tecnológicas, o estabelecimento entrega mais agilidade e eficiência no atendimento, podendo assim reduzir custos com mão de obras e desperdícios, além de, claro, aumentar suas vendas por conseguir atender mais clientes.

Uma tecnologia que se encaixa muito bem em operações comandas são os self check outs, totens de autosserviços localizados na saída do estabelecimento, onde o próprio cliente pode finalizar seu atendimento e realizar o pagamento, sem necessidade de interagir com o caixa. É só ele colocar a comanda em frente ao leitor de código de barras, que irá reconhecer o que há de consumo naquela comanda, conferir se está tudo certo e depois realizar o pagamento, que pode ser feito via cartões de débito ou crédito, vouchers ou Pix.

Outro ponto interessante é que o cliente pode pegar produtos na gôndula e ler no código de barras, ele mesmo, introduzindo mais produtos à conta antes de pagá-la. Isso traz boa experiência de consumo e mais dinheiro para o estabelecimento. Além destes pontos, há a redução nos custos com mão de obra, uma vez que os self check outs substituem os caixas, aumentando sua capacidade de atendimento sem necessariamente precisar contratar mais pessoas.

Outra solução que introduz mais eficácia à operação comanda são os pontos de lançamento móvel, maquininhas que cumprem o papel de caixa que ficam na mão de cada um dos atendentes, trazendo mais velocidade ao serviço e reduzindo erros nos preparos de pedidos, pois estes são enviados automaticamente para a cozinha, resguardando as informações lançadas. Um caixa móvel moderno permite que a maquininha leia as comandas e o atendente faça todo o processo de atendimento, do lançamento de pedidos ao recebimento dos pagamentos, tudo isso com total autonomia e mobilidade. Mais uma vez a operação sai ganhando por aumentar sua capacidade de atendimento.

Maior ticket médio, mais clientes atendidos e menos custos: estes são os principais ganhos que a comanda eletrônica, atrelada ao bom uso da tecnologia, pode propiciar a um food service. Esses ganhos operacionais trazem vantagem competitiva e, no fim do dia, entregam maior lucro ao negócio. Portanto, se fizer sentido ao seu negócio, considere as dicas deste artigo, afinal vantagens competitivas são sempre essenciais para um bom posicionamento de mercado e o crescimento sustentável.


Quer saber mais sobre nossas soluções? Clique abaixo.





31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page